Hoje se entende que o papel fundamental da escola é a construção e a socialização do conhecimento. É no processo de apropriação e construção do conhecimento e através da ação-reflexão-ação que o homem se faz sujeito e autor da história.
Educar para a democracia implica numa concepção de Homem, reflexivo, criativo, crítico, culto, feliz, preparado para ser líder e para o exercício pleno da cidadania, consciente, comprometido e sensível com os problemas sociais e ambientais. Nesse sentido, o homem é visto enquanto potencial sujeito de sua história, questionador e transformador da sociedade.
Com isto se pretende construir uma SOCIEDADE mais justa, igualitária e democrática onde todos tenham condições de vida digna.
Para construir esta sociedade, faz-se necessário uma ESCOLA pública, gratuita e de qualidade, que trabalhe os conteúdos significativamente, que respeite as individualidades, que ofereça condições reias de trabalho e que aos poucos construa a sua autonomia.
A escola precisa contribuir no processo de construção de conhecimento, que instrumentalizem os alunos a fim de que os mesmos possam questionar as formas de dominação e exclusão social, formar pessoas com valores, sonhos, convicções, capazes e comprometidos com o destino da sociedade.
Entende-se que a oferta competente desses conhecimentos curriculares que vai fornecer à escola a autonomia pedagógica de apoio à aprendizagem, num paradigma educacional que coloca como foco o aprendiz: um ser totalizante, autonômo, incluso e que possui relação dialética com o mundo.